Rela Es Humanas
A Teoria das Relações Humanas surgiu da necessidade de modificar a tendência das Organizações de enfatizar a não humanização, com a aplicação de métodos científicos, baseando-se nos seguintes fatos:
1. A necessidade de ser humanizar e democratizar a Administração: opondo-se aos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica de Henri Fayol e adaptando-se aos novos padrões de vida dos americanos, sendo um movimento voltado para a democracia dos conceitos administrativos.
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à Organização Industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica e Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da Escola, sendo que Dewey e Lewin também contribuíram para a sua concepção.
4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
Principal autor desse movimento:
O fundador do movimento das Relações Humanas foi o sociólogo australiano, George Elton Mayo (1880-1949).
Mayo estudou a sociedade dos aborígenes, tornando-se sensível as múltiplas dimensões da natureza humana. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica dos soldados. No ano de 1923 vai para os Estados Unidos.
Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Harvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, bairro de Chicago, entre 1927 e 1932. Com essa pesquisa elaborou a abordagem humanística da teoria organizacional, contrariando vários postulados da abordagem da Administração Científica de Frederick Taylor e da Teoria Clássica de Henri Fayol.
As Teorias Administrativas