O Movimento De Rela Es Humanas
Origens
Origens Imediatas A causa imediata do aparecimento da Escola de Relações Humanas esta nos estudos e experiências realizados por professores da Universidade de Harvard na Western Electric, em, em sua fábrica de equipamentos telefônicos de Hawthorne, a partir de 1927. Esses estudos foram elaborados por outros, realizados a partir de 1924 pela Academia Nacional de Ciências, as quais se concentraram na análise de relações da produtividade com a iluminação no local de trabalho.
A análise baseava-se nas orientações de Taylor, Gilbreth e seus sucessores. Por ser tratado como uma unidade isolada, a eficiência do homem poderia ser estimada cientificamente. Segue os fatores que principalmente influenciavam tal eficiência:
Movimentos dispendiosos e ineficientes na execução do trabalho;
Fadiga;
Deficiências do ambiente físico. Na primeira experiência realizada, os métodos de produção e os sistemas de remuneração foram mantidos constantes. Inicialmente foram selecionados dois grupos de operários, sendo que em um, a iluminação permaneceu constante durante toda a experiência, no outro sua intensidade foi sempre aumentada. A produção dos dois grupos foi elevada. Foi reduzida a iluminação nos grupos de testes e surpreendentemente, a produção continuou aumentando. Logo se concluiu que havia outras variáveis que exercia influencia direta sobre a produtividade e estas não estavam sendo controladas.
As tentativas fracassadas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade não constituem, portanto, o único fato importante na origem da Escola de Relações Humanas.
Origens Imediatas
>Desenvolvimento das Ciências Comportamentais
Os Administradores de Hawthorne eram todos cientistas sociais, que traziam para a administração um grande acervo de conhecimentos, que se bem adaptados poderiam ser de grande valor na solução dos problemas das organizações econômicas. No entanto, antes que os conhecimentos sociológicos