Projeto 02
2. Tema: Catopê: A herança do Mestre
3. Problema:
As influências do Mestre de catopês é muito importante na tradicional manifestação cultural dos catopês. Questiona se a transferência do comando do grupo de um Mestre para outro é suficiente para dar continuidade das manifestações, assim perpetuando essas expressões para as novas gerações?
4. Justificativa
O Brasil possui um riquíssimo patrimônio no campo da cultura popular, singular pela sua pluralidade, gerada pelo hibridismo etnográfico, racial, social e religioso desde a sua formação.
Esses bens culturais de natureza imaterial sobrevivem graças à força e a resistência dos grupos sociais que lutam para preservar a sua identidade cultural, através da prática de costumes e cultos de suas crenças e valores. E o grupo de Gongado do Município de Bocaiúva lutam para continuar com a cultura regional e para que isso ocorra é fundamental que conscientizem as futuras gerações a importância de se preservar a cultura regional para que ela sobreviva a evolução industrial, resiste ao processo de globalização e ao poder com que atua a indústria cultural nos meios de comunicação de massa, levando a população ao consumo de modismos.
A cultura popular, entretanto, alheia a esses interesses e mecanismos, consegue manter com integridade, seus valores, merecendo das instituições ligadas à cultura, uma atenção muito especial e necessária.
5. Objetivos: Compreender a manifestação tradicional de transferência de Mestre no grupo de Catopês da Cidade de Bocaiúva – MG.
Específicos
- Conceituar cultura popular;
- Pesquisar a origem dos catopês;
- Compreender a manifestação cultural como fato histórico estudando fragmentos comando dentro do grupo de catopês
4.0. METODOLOGIA
Iniciou-se a pesquisa investigando a metodologia para realização de trabalhos acadêmicos.
Severino (2007, p. 34) afirma que “[...] a pesquisa é fundamental para podermos gerar o conhecimento, a ser, necessariamente entendido [...]”.
Os