Ser Que Sou Corrupto
Quem nunca deu aquela sonegada? Quem será que pensou? Ah! Não vou dar toda essa grana para o governo. O dinheiro some mesmo, melhor que fique comigo do que com político ladrão! Melhor 20 pobre sonegar mil do um rico com 20 mil. Até porque, estou bem a fim de trocar de carro comprar no nome da empresa ou no bloco do agricultor, para ganhar um “descontinho”no imposto. Colocar despesas pessoais no caixa da empresa.
Quem nunca comprou sem nota fiscal, vendeu um produto com “meia nota”, vendeu um imóvel por um preço menor no papel ou deu aquela ajeitadinha marota na declaração? O dinheiro que se omite da declaração e os truques usados para pagar menos imposto também são desvios de dinheiro público já que, por lei, esse dinheiro deveria ser entregue ao governo. Quem falsifica carteirinha estudantil, também. Se diz honesto, mas vai ao Paraguay comprar muamba pra vender, trocar pneu do carro. Se for demitido e ganhar seguro desemprego procura arrumar um emprego sem carteira assinada, para dar uma turbinada no salário. Não assinar a carteira de trabalho (‘trabalhar frio’) e ter direitos as bolsas do governo. Licitações superfaturadas, para privilegiar amigos ou parentes que têm empresas. Eles sempre ganham as licitações e, possivelmente, repassam um certo montante para as contas no exterior e assim por diante.
Em 2013, a sonegação custou 415 bilhões aos cofres públicos(1), enquanto a corrupção torrou aproximadamente 80 bilhões no mesmo período(2). Obviamente, pagamos um valor alto em impostos. Também não sou a favor da corrupção, mas, o mais importante, é entender que enquanto formos corruptos, corruptíveis e corruptores – em pequenos ou grandes níveis – as coisas dificilmente mudarão. Quanto mais se ganha mais se sonega, não sonega mais porque não ganha mais- quer dizer, sonego pouco porque ganho pouco, sou corrupto no pouco porque ganho pouco-. Um pouco de hipocrisia talvez seja essencial para que vivamos em comunidade, mas altas doses de