Rel t rio de psicologia
Karina Ramalho P C369CD - 4
Instituto de ciências humanas
Curso de psicologia
Relatório – Psicologia Construtiva
Prof: Rita
Campinas
2015
A criança analisada possui 4 anos e está no estágio pré-operatório (2 a 6 anos), marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. Nota-se a mudança a partir dos dois anos, quando a criança passa a ter um pensamento mais formulado e sua função simbólica é mais aguçada, possibilitando a representação de um objeto ausente por meio de ressignificações que podem ser expressas de diversas maneiras.
Embora tenha um avanço de desenvolvimento cognitivo, a criança ainda apresenta um pensamento pré-lógico que é marcado por várias características como:
Pensamento egocêntrico - Parte de seu próprio eu para julgar a realidade e os outros, sem se preocupar com a verdade dos fatos; utiliza seu ponto de vista, sua lógica, não assume o papel ou o ponto de vista do outro; acredita que todos pensam como ela.
Pensamento transdutivo - Não estabelece relações entre eventos de maneira lógica. Justaposição - Assimila, mas não discrimina e generaliza, apenas coloca as informações lado a lado.
Sincretismo - Explica um evento com outro que não tem relação lógica com a questão.
Centração - O pensamento é centralizado, rígido e inflexível, pois não consegue levar em consideração várias relações ao mesmo tempo.
Pensamento artificialista e finalista - Atribui origem humana aos objetos e às causas; considera que tudo está para servi-la.
Pensamento animista - Atribui vida a seres inanimados.
Provas operatórias - Não possui as noções que são avaliadas nas provas operatórias: classificação, seriação, sequenciação, inclusão, conservação, reversibilidade; possui um pensamento pré-lógico.
Relacionamento social - As atividades em grupo se caracterizam por um brinquedo paralelo. As crianças brincam juntas, mas sem uma