administração ambiental
Um basta a Humilhações
Estellen Samanta Ciaramello Barbosa
Prof.Gilberto Fernades
Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi
Segurança no Trabalho (SEG0153)-Psicologia Organizacional
19/06/2012
Resumo
O assédio moral é a exposição, de forma repetitiva e prolongada, de trabalhadores às situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho ou até mesmo fora dela, dependendo das funções desempenhadas. Pode também ser conceituado como conduta abusiva, com gestos, palavras, comportamento ou atitudes que atentem contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física da pessoa. Esta tese tem o objetivo de chamar a atenção sobre o assédio moral, ao englobar suas características, evolução e reflexos na Receita Federal do Brasil e na sociedade, além de mostrar os contornos sutis que se manifestam por meio a coação, humilhação e do constrangimento, nem sempre percebidos pelas vítimas como ato de violência, e levar o assunto à compreensão, identificação e prevenção aos auditores-fiscais. O assédio moral, ou tirania nas relações de trabalho, como é chamado nos Estados Unidos, atinge milhões de trabalhadores.
Palavras –chave:Humilhações,TRTs,Provas,Testemunhas
1.Estudo de humilhações
Violência psicológica, constrangimento, humilhação. Os ingredientes básicos para a definição do quadro de assédio moral são inerentes às relações humanas, sobretudo no mundo do trabalho. Na última década, porém, a conduta começou a ser estudada, denunciada e, finalmente, coibida e punida.
Estudos envolvendo as áreas de Psicologia, Medicina, Medicina do Trabalho, Administração de Empresas, Direito e outros tornaram possível, de certa forma, delinear e conceituar o assédio moral. E, por se