A administração e a responsabilidade ambiental
Bruno Vasconcelos, Eledilson Menezes, Monique Aguiar, Rayanne Silvério, Samara Nogueira e Washington Freitas
RESUMO: Neste artigo sobre administração ambiental nas empresas, mostraremos como está o desenvolvimento do assunto: os avanços, os sistemas adotados para alcançar as metas estabelecidas a fim de obter certificação dos órgãos reguladores da responsabilidade ambiental e a manutenção do mesmo.
Palavras-chave: Responsabilidade ambiental, sustentabilidade, administração, empresas, metas.
ABSTRACT: In this article on environmental management in enterprises, we show how the development is the issue: advances, the systems adopted to achieve the goals set in order to obtain THE certification from regulators of environmental responsibility and THE maintenance OF IT.
Key-words: Environmental responsibility, sustainability, management, companies, targets. 1. Introdução
É chegada à era ambiental. O mundo todo se volta para uma questão de suma importância, ou seja, a sobrevivência da própria espécie humana, pois sabedores que o meio ambiente não tem capacidade de auto renovação como se pensava em séculos passados, surge daí a ideia de preservação onde não mais se pode adotar uma política extrativista considerando o meio ambiente como uma fonte inesgotável de matéria prima.
Os Estados começam a busca do tão falado desenvolvimento sustentável, mas todavia não se consegue consenso para a grande questão ainda sem resposta, que é como se poderia crescer e desenvolver sem depredar o meio ambiente, dentro de uma concepção extremamente capitalista?
As grandes indústrias surgiram. A legislação avançou e tentando frear, ainda que de forma ineficaz, a destruição. Surge então à questão dos sujeitos de direitos e obrigações, as pessoas jurídicas passam a protagonizar os grandes desastres conhecidos do homem na esfera ambiental, sendo que muitas vezes passavam impunes pela lacuna da lei que não as tipificara como