CETESB
Poluente é “qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, presentes no ar, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança”.
Com relação à sua origem, os poluentes podem ser classificados como:
Poluentes Primários: Aqueles emitidos diretamente pelas fontes de emissão
Poluentes Secundários: Aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.
2- Quais são os poluentes indicadores de poluição do ar? Qual a razão da escolha desses parâmetros?
A medição da qualidade do ar é restrita a um número de poluentes, definidos em função de sua importância e dos recursos disponíveis para seu acompanhamento. O grupo de poluentes que servem como indicadores de qualidade do ar, foram escolhidos em razão da frequência de ocorrência e de seus efeitos adversos, são:
- Material Particulado (MP): conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho.
- Dióxido de Enxofre (SO2): resulta principalmente da queima de combustíveis que contém enxofre, como óleo diesel, óleo combustível industrial e gasolina.
- Monóxido de Carbono (CO): é um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica (combustíveis fósseis, biomassa, etc). Emitido principalmente por veículos automotores.
- Oxidantes Fotoquímicos, como o Ozônio (O3): é a denominação que se dá à mistura de poluentes secundários formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar, sendo estes últimos liberados na queima incompleta e evaporação de combustíveis e