Rel Torio PLANO MESTRE
Realizar um plano mestre e verificar a sua influência sobre a planicidade, rugosidade e qualidade superficial de uma peça.
Procedimentos
Inicialmente para realizar o plano mestre, utilizamos o painel de controle da Kernie para selecionar a ferramenta de medição na qual possuía número 32, em seguida posicionamos a ferramenta visualmente próxima o centro da peça e operamos a máquina para realizar a primeira medida, na qual o valor estava referenciado em relação ao ultimo zero fixo na máquina e assim fixamos este novo ponto como o zero da máquina. Era necessário no mínimo três pontos para a realização do plano mestre, pois com três pontos podemos obter um plano. Porém, medimos as quatro pontas da peça e em seguida anotamos os valores correspondentes. Com essas medidas, já poderíamos começar a realizar o plano mestre. Utilizando o painel de controle da Kernie selecionamos o botão de troca de ferramentas, levamos para o ponto de troca e selecionamos a ferramenta de número 1 ( Fresa de 12mm de diâmetro). Utilizamos uma velocidade de corte de 200 m/min, obtendo assim um RPM de aproximadamente 5600. Iniciamos o plano mestre pela face frontal da peça, ao terminar giramos 180 graus ( face traseira ) e usinamos, depois voltamos – 90 graus e usinamos. Após o término do plano mestre, selecionamos no painel de controle da Kernie o botão de troca de ferramentas, levamos para o ponto de troca e selecionamos a ferramenta de medição ( número 32 ), e repetimos a medição nos quatro pontos anteriores utilizando o mesmo procedimento descrito anteriormente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Valores medidos antes do Plano Mestre
Valores medidos depois do Plano Mestre
0
0.0974
0.0872
0.0986
0.0731
0.0983
0.0773
0.0979
0.0643
0.0979
Com esta tabela podemos perceber que a planicidade da peça antes do plano mestre estava ruim e que o procedimento tornou a medida mais adequada. Inicialmente também uma mínima diferença foi notada, devido a fixação empregada na peça. A fixação foi realizada