REL ENG ECONOMICA
RELATÓRIO DE ECONOMIA À ENGENHARIA
SUMÁRIO:
1.1 - INDICADORES Pág.03
1.2 - CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Pág.03
1.3 -PERFIL SÓCIO E CULTURAL (DET. DO FUTURO) Pág.03
1.4-BIBLIOGRAFIA Pág.04
Relatório de Economia à Engenharia
1.1 Indicadores:
O Brasil possui muitos indicadores ruins que demonstram carências estruturais e de gestão pública no país.Perdemos muitas oportunidades propiciadas pelo contexto da economia mundial,por falta de preparo na gestão e por falta de infraestrutura adequada.
O PIB encolhe 0,6% no segundo trimestre e o país entra em recessão técnica ou seja: devem olhar o problema e ver uma solução.
O país enfrenta atualmente,além da desindustrialização logística ruim: carência de leitos hospitalares,de prédios escolares,do planejamento urbano de rodovias em bom estado,de saneamento básico,de investimento no agronegócio,de proteção às áreas de risco,de forma geral sofremos já há muito tempo um gargalo de infraestrutura,ou seja,muitos problemas sem perceber pessoas qualificadas para resolver.
1.2 Cenários e Perspectivas
O IPEA apresentou 3 cenários diferentes de crescimento da economia (2,5%,4% e 5,5%)com a respectiva demanda prevista para os profissionais da engenharia.Entre a previsão mais pessimista e a mais otimista.o número de engenheiros necessários varia de 658 mil a 1,3 milhão em 2020.
1.3 Perfil Sócio – Cultural (Determinação do futuro)
Temos defeitos de natureza cultural a serem corrigidos. Falta planejamento de longo prazo, falta de cultura, de manutenção, de bens públicos e privados, falta de profissionalização da administração pública, muita corrupção,falta de aplicação da ciência e técnicas de engenharia.
Falta um projeto de Nação,para refletirmos:O que o país quer ser daqui a 30 anos?Falta muita