Reino protista
Os protistas são organismos inferiores, uni- celulares, eucariontes (com núcleo bem individualizado pela presença de cariomembrana) e que até algum tempo atrás se distribuíam, nos sistemas de classificação, pelos reinos Animal e Vegetal. Nestes seres, a membrana celular não possui reforço celulósico, mas pode ter impregnações de outras substâncias. O citoplasma já possui algumas estruturas membranosas, como reticuio endoplasmático, vacúolos, mitocôndrias e plastos, embora nem sempre estejam todas elas presentes no mesmo indivíduo. Alguns são autótrofos fotossintetizantes, outros sâo heterótrofos de vida livre ou parasitária. A maioria é portadora de organelas de locomoção, como pseudòpodos, cilios e flagelos, notando -se que estes últimos já têm a estrutura 9 + 2 (ver estrutura flagelar).
O Reino Protista compreende os filos :
1.)Protozoa (protozoários),
2.)Euglenophyta (euglenas),
3.)Chrysophyta (as clássicas algas diatomáceas),
4.) Pyrrhophyta (dinoflagelados) ;
5.) Gymnomycota (mixomicetos). Com a exceção das crisófitas, que eram estudadas em Botânica, os outros três filos pertenciam não faz muito tempo ao campo de estudo da Zoologia. Mas havia muita discussão a respeito.
Filo Protozoa (protozoários)
Organismos microscópicos, unicelulares, os protozoários podem viver isolados ou em colônias simples. Todos são heterótrofos, mas alguns têm vida livre, enquanto outros realizam o parasitismo. Raras espécies são comensais, Reprodução assexuada, geralmente por cissiparidade ou por gemulação. Entre paramécios, ocasionalmente ocorre a conjugação, considerada uma forma primitiva de reprodução sexuada.
A maioria dos protozoários pode se apresentar sob duas formas, conforme as circunstâncias: a forma trofozolitica, característica da espécie, e a forma cística, que é sempre esférica e se constitui num recurso de defesa ou proteção, quando o meio se torna inóspito, ou ainda no periodo de reprodução.
A classificação dos Protozoa se baseia