Apostila de conserto de impressoras
INDICE ANALITICO
CARACTERISTICAS E TIPOS DE IMPRESSORA 02
AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO 03 IMPRESSORAS DE IMPACTO 04 IMPRESSORAS TÉRMICAS 05 IMPRESSORAS JATO DE TINTA 05 IMPRESSÃO ELETROFOTOGRAFICA (EP) 06
PROCEDIMENTOS GERAIS DE MANUTENÇÃO 08
DEFEITOS MECÂNICOS NAS IMPRE. CONVENCIONAIS 09
PROBLEMAS MECÂNICOS NAS IMPRESSORAS 13
DEFEITOS ELETRONICOS NAS IMPRESSORAS 15
As impressoras a cada dia estão mais baratas e descartáveis. Os fabricantes estão muito mais interessados em vender as tintas de impressão, pois o lucro é muito maior. Por isso as vezes é mais barato jogar uma impressora fora do que conserta-la devido ao alto preço das peças de reposição. Porém e outros casos é interessante consertá-la. Quando é vantajoso consertar uma impressora ou qualquer outro equipamento elétrico? Geralmente quando o preço das peças e mão de obra na ultrapassar de 30% a 50% do valor de um equipamento novo.
- Características e tipos de impressora.
A impressora é um periférico como o monitor o mouse e tem a função de transferir a saída de um computador para um substrato pode ser: (papel, metal ou plástico). Essa transferência é bem complexa e necessita de uma interação de mecanismos eletrônicos e químicos.
Basicamente existem dois tipos de impressoras as de linha e as de página.
As impressoras de linha foram as primeiras a aparecer como a matricial, de impacto, uma evolução da máquina de escrever, onde um cabeçote de impressão pressiona suas agulhas sobe uma fita (igual a da máquina de escrever) e transfere a informação para o papel.
Uma diferença entre as impressoras matriciais e as de pagina. É que a