Reino Protista
O termo protista deriva do grego e significa “primeiro de todos”, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes, são representados pelos protozoários e por algas.
Protozoários
São animais invertebrados, unicelulares (compostos por apenas uma célula), eucariontes (com núcleo celular organizado), heterótrofos. Vivem geralmente em ambientes aquáticos, mas também podem viver em ambientes terrestres úmidos. Alguns deles são predadores que se alimentam de bactérias ou de outros protistas. Outros protozoários são parasitas, muitos deles podem se mover livremente para procurar seu alimento.
Tipos de locomoção dos protozoários
Sarcodíneos ou Rizópodes Também são conhecidos como amebas. Têm a propriedade de deformar a periferia de sua célula e modificar sua forma. Emitem, dessa maneira, expansões temporárias chamadas pseudópodes, com os quais se deslocam.
Flagelados
São os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é a giárdia. Alguns são parasitas, como o tripanossomo, causador da doença de Chagas.
Ciliados
São seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção. Em sua maioria, são predadores; entre eles, estão as vorticelas e os paramécios.
Esporozoários
São protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária. Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.
Reprodução dos protozoários A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade (a célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas). Mas