Freio Eletromagnetico
Nosso trabalho tem por objetivo demonstrar e comprovar, através de um experimento cientifico como funciona a indução por eletromagnetismo.
Mostraremos que essa indução ocorre quando um condutor e percorrido por um campo magnético. Gerando assim, uma corrente contrária ao campo o que ocasiona a redução de velocidade do imã criando dessa forma o nosso freio eletromagnético.
2- ROTEIRO
EXPERIMENTO FREIO ELETROMAGNETISMO
Para que seja alcançado o êxito em nossa experiência, seguiremos um roteiro a fim de mantermos a ordem e organização do mesmo.
Assim abordaremos alguns passos para facilitar essa organização
1. PASSO:
Providenciar um imã e um material não magnético;
2. PASSO:
Soltar a porca dentro do tubo e anotar a velocidade e o tempo gasto para chegar ao coletor e tomar nota dos valores;
3. PASSO:
Soltar o imã dentro do tubo e realizar o mesmo procedimento.
3- MATERIAL UTILIZADO
Como o nosso objetivo é que todos compreendam o nosso experimento, sendo assim, utilizaremos objetos simples como:
Imã;
Tubo de alumínio ou cobre;
Metal não magnético;
4- INTRODUÇÃO
No experimento que se segue, abordaremos de uma maneira simples e objetiva o surgimento da corrente elétrica no condutor, através da indução eletromagnética.
O projeto visa à construção de um freio eletromagnético, onde demonstraremos o funcionamento do aparelho e sua precisão. Junto com os conhecimentos que ganharemos sobre a Lei Foucault que visa: quando um corpo metálico oscila, cruzando o entreferro de um ímã ou eletroímã, ocorre uma variação de fluxo através dele, ocasionado por uma variação de área. Essa variação de fluxo magnético induz uma f.e.m. (força eletromotriz) no corpo, que determina, por sua vez, o aparecimento de uma corrente elétrica em sua massa. Essa corrente induzida gera um novo campo magnético que se opõe ao campo magnético indutor (lei de Lenz).
5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para dar mais veracidade e confiabilidade ao nosso