Reino Protista
O reino protista é formado pelos protozoários e algas. Os protozoários são seres eucariontes, unicelulares, heterótrofos. São complexos, com sistema reprodutor, digestivo, de locomoção e produção de energia. Eles podem viver em colônias, sozinhos ou parasitando. Podem ser encontrados em água doce, salgada, em terras úmidas ou ainda dentro de outros seres. Seu modo de vida é livre, mas alguns protozoários são parasitas, e podem causar doenças ao homem. As algas são seres autótrofos que podem ser unicelulares, sendo encontradas em lugares úmidos e no meio aquático, ou também podem ser formadas por mais de uma célula sendo denominada multicelular e localizando-se somente em ambiente aquoso.
1. REINO PROTISTA
O reino protista faz parte dos cinco reinos classificados pelo cientista norte-americano Robert H. Whittaker, em 1969. Os organismos que pertencem a esse grupo são eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos, sendo então divididos em protozoários (eucariontes unicelulares heterótrofos) e algas (eucariontes unicelulares ou multicelulares sem tecidos, autótrofos por fotossíntese).
Os protozoários seres unicelulares realizam todas as funções como: locomoção, respiração, excreção, controle hídrico e reprodução com uma única célula eucariótica, que conta com algumas estruturas capazes de realizar alguns desses papéis específicos.
Em sua estrutura, encontramos uma membrana plasmática similar às membranas celulares de outras células. O citoplasma de muitos protozoários apresenta duas regiões distintas: uma mais externa e viscosa, o ectoplasma, e outra, mais interna e fluida, o endoplasma. No interior do citoplasma, estão presentes as diversas organelas responsáveis por muitas funções vitais dos protozoários.
Geralmente, os protozoários apresentam um único núcleo, porém existem