Reino Do Lunda
Introdução 2
Origem do Império Lunda 3
Organização das classes sociopolítica 3
Título de Soberania 4
Economia do império Lunda 4
Luta de poder e queda do império 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
A palavra Lunda significa “Amizade” dado os diferentes povos que habitaram no mesmo século XVI e XVII. Os Chokwe sempre viveram em harmonia ate que Kundi o rei da Lunda filho de Yala Muaku no seu leito de morte causado pelo espancamento dos seus dois filhos Tchinguli e Tchinhama reclamando o direito ao trono. De acordo com a tradição oral, o título do poder do trono era transmitido através do Lucano (uma pulseira de tendão ou mujira seco de um parente morto, para que o futuro chefe tenha coragem de governar).
Mas Kundi decidiu ceder o poder a sua única filha Lueji, que governaria em seu lugar uma vez que seus filhos lutavam mesmo ele estando ainda vivo.
Por isso vestiu o Lucano a Lueji dando-lhe assim poder e autoridade para governar o império. Deste modo os irmãos levados pela ambição não desistiram pois queria tomar das mãos da Lueji o Lucano, até que aparece Tchimbinda Ilunga (Caçador) chegou a fronteira da Lunda enviando um presente de caça a Lueji, uma vez que o seu povo necessitava de sal. Segundo narram os factos eles apaixonaram-se e casaram-se, retirando assim a hipótese dos seus irmãos lutarem pelo trono, por isso cada um tomou um rumo diferente.
Origem do Império Lunda
Segundo a tradição os Balunda fixaram-se por volta do século XIII Entre-os-Rios Bushmaie e Lubilash; viviam em aldeias chefiadas pelo Kabungu. O mais destacado entre os chefes era eleito pelo Tubungo como Muata tornou-se habitual os filhos sucederem os pais – dai que nesta aristocracia o poder tornou-se hereditário, nesta região do médio Kasay, grupo constituído por família de caçador, pescador, agricultores, convergem formando assim o actual povo Lunda anteriormente chamado Bungu.
O pequeno reino Bungu evoluiu para império devido a