Língua Cokwe
INTRODUÇÃO
A Língua Cokwe, também conhecida como Chocué, Chokwe, Ciokwe,Djok, Kioko, Quioco, Shioko,Tchocué, Tshokwe e Tschiokloe, é um idioma africano e uma das línguas nacionais de Angola e integrado no conjunto das Línguas Bantu.
O Cokwe é falado por aproximadamente 456,000 habitantes angolanos e faz parte da etnia Cokwe que existe no nordeste de Angola e numa larga faixa que de lá se estende até ao sul do país, mas também no extremo sudoeste da República Democrática do Congo e no extremo noroeste da Zâmbia.
Numa perspectiva etnológica, destacam-se pela sua tradição artística, particularmente pelas suas esculturas e máscaras.
Historicamente, estão envolvidos no colapso do Reino de Lunda, e no Nordeste de Angola continuam a viver numa estreita coabitação com a etnia Lunda. A sua migração para o Sul, onde muitas vezes se radicaram por grupos em espaços não utilizados por outras etnias, continuou até meados do século XX. A coesão entre eles muito deve a uma rede de autoridades tradicionais que inclui o seu habitat nos países vizinhos. Em termos económicos, a sua base continua a ser a pequena agricultura, exclusivamente para efeitos de subsistência, bem como a caça. Até à data mostram-se pouco abertos ao cristianismo, salvo quando passam a fixar-se em contextos urbanos. Figura retirada em: pt.wikipedia.org/wiki/Côkwe_(língua)
I HISTÓRIA DO POVO COKWE
1.1 ORIGEM DA DIVISÃO DO POVO LUNDA
O Reino da Lunda (1050-1887),, também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africana pré-colonial de estados, desde o Katanga, Fazendo o Rio Raz até Liambeji ou Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial, a famosa MUSSUMBA.
O Reino da Lunda ficou dividido entre os século XIV, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Família Real do Império entre o século XIV, XV ou XVI e por causa do tabú da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em três partes, sendo:
O