O REINO LUNDAS
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A VIDA DE PITÁGORAS
3. COMCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO O Reino da Lunda (1050-1887), também conhecido como Império Lunda, foi uma Confederação africana pré-colonial de estados, desde o Katanga, desde o Rio Luio até Liambeji ou Zambeze e o noroeste da Zâmbia. O seu estado central ficava no actual Katanga ou a capital Imperial a famosa MUSSUMBA.
O Reino da Lunda ficou dividido no século XIX, quando ocorreu as guerras intestinais na Corte da Família Real do Império entre o século XIV, XV ou XVI e por causa do tabú da Soberana Lueji. O Reino dividiu-se em trés partes, sendo; Reino Lunda Luba, Reino Lunda Ndembo, Reino Lunda Tchokwe.
No Séc. XVIII, uma parte do povo decidiu migrar para a região do atual Moxico, dando origem ao povo Tchokwé (Kiôco). Foi o primeiro sinal de fragmentação do Reino Lunda, que talvez fruto do crescimento econômico, ou das facilidades de vida, dadas pela exuberância do solo, foram-se entregando mais aos prazeres da vida do que aos interesses do Reino.
Depois de lutas com os Tchokwé até ao fim do século XIX, os Tchokwé sublevaram-se definitivamente, forçando as barreiras de governantes lunda que os cercavam e expandiram-se rapidamente para norte e sul.
Lunda-Sul é uma província de Angola. Tem área de 77 636 km² e sua população aproximada é de 130.000 habitantes. Sua capital é Saurimo. É constituída pelos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo. O povo Lunda-Tchokwe, sendo maioritariamente da Lunda Sul, possui uma rica tradição histórica e cultural, tendo em conta o valor das letras das suas canções folclóricas e danças tradicionais, tais como: Macoopo, Txianda, Txissela, Txiliapanga, Miting, Muquixi, etc.
.
Lunda-Norte é uma província de Angola. Tem uma área de 103 760 km² e a sua população aproximada é de 253.893 habitantes. A sua capital é a cidade do Dundo. É