Os lundas Kowê
604 palavras
3 páginas
DESENVOLVIMENTOPRONÚNCIA DO CÔKWE
O côkwe pronúncia-se em tchocué é um idioma africano e uma das linguas nacionais de Angola tendo o Instituto Nacional das Linguas de Angola(INLA)fixado normas ortográficas para a sua melhor divulgação e utilização.
LOCALIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO
O cokwê é falado por 456,000 habitantes angolanos, localizados no Nordeste, Sul e Norte de Luanda no leste do Bié, a Oeste do Moxico, na região central do Kuando-Kubango, no Kunene em Malanje tambem é falado na RDC e zámbia que totalizam um numero de falantes de 1 004 200.
NOMES ALTERNATIVOS
O cokwê tem vários nomes alternativos,tchocué , chokwe, ciokwe, djok, kioko quioco, shioko, quioco, tshokwe e tschiokloe.Sendo também conhecido porDialetos. São conhecidos três dia letos o Minungo, Ulanda, Ukhongo
EXPRESSÕES:
Musono unapema- (hoje estás bom)
Ndungue- (coração)
Tweya-(vem)
Mutu- (pessoa)
Chimene- mwanyi- ( bom dia)
Chindelle- (branco)
Katapi-(amendoim)
Xingai?- (quanto custa?)
Samahonga- (pensador)
Iximo- (não tem)
Muanapwo- ( mulher jovem)
Mbolo- (pão)
Ua- (toma)
Kenda landa genau- (compra bem).
Os côkwe são uma etinia bantu que exite no Nordeste de Angola e uma larga faixa que de lá se estende até ao Sul do país, mas também no extremo sudoeste da RDC e no extremo Nordeste da Zâmbia.
Familia: Nigero-congolesa, atlântico-congolesa, Bantóide, Meridional Banta central côkwe.
CULTURA, HABITAÇÃO E SISTEMA ECONOMICO DOS CÔKWE.
Numa perspectiva etnológica, destacam-se pela sua tradição artística, particularmente pelas suas esculturas e máscaras.
Históricamente, estão no colapso do reino de lunda e no Nordeste de Angola continuam a viver numa estreita coabitação com a etnia Lunda. A sua migração para o Sul, onde muitas vezes se radicaram por grupos em espaços não utilizados por outras etnias, continuou até meados do século 20. A coesão entre elas muito deve a uma rede de autoridades tradicionais