epidemiologia bacteriana
BACTERIANAS
DAS
INFECÇÕES
Epidemiologia é a ciência de estuda a ocorrência de doenças e os fatores a elas relacionadas como, distribuição geográfica, faixa etária, gênero, ocupação...
1. Tipos de infecções
1.1. Infecções Exógenas – são infecções cujos agentes etiológicos atingem o hospedeiro a partir de uma fonte ou reservatório externo, representado pelo homem e os animais. O homem que funciona com fonte de infecção pode estar doente ou ser um portador são.
1.2. Vias de Transmissão
a)
Contato direto imediato: a transmissão se dá por justaposição de superfícies, sem a participação de qualquer elemento intermediário.
Ex: doenças venéreas
b)
Contato direto mediato: a transmissão ocorre por gotículas respiratórias ou perdigotos.
Ex: tuberculose
c) Transmissão por vetores
Ex: peste bubônica (pulgas)
d) Transmissão pelo ar e poeiras
Ex: meningite
e) Transmissão por alimentos
Ex: infecções alimentares
f) Trasmissão pelo solo
Ex: tétano
1.3. Portas de entrada
- Pele (vetores e solo)
- Mucosas
- Vias aéreas superiores (perdigotos e poeiras) - Via oral (alimentos)
1.4. Infecção e doença
1.5. Profilaxia
2. Infecções endógenas
Estas infecções podem ser causadas pela maioria das bactérias que reside no corpo humano, quer sejam membros da microbiota normal ou não.
Estas bactérias podem ser consideradas oportunistas porque, quase sempre, só expressam sua atividade patogênica quando o hospedeiro oferece condições apropriadas, como: uso de antimicrobianos, uso de imunossupressores, doenças com câncer e diabetes, uso de sondas e cateteres e imunodeficiências. 3. Infecções hospitalares
Infecção hospitalar ou nosocomial é uma infecção adquirida em hospitais por qualquer tipo de pessoa.
Podem ser endógenas ou exógenas.
As principais vias de transmissão são: contato direto pessoa-pessoa (berçários), veículo comum (soluções administradas por via parenteral), transmissão por poeiras e fômites)