Rei Édipo
3º Ano – 2º Semestre
Contextos de Desenvolvimento
Observação de Interacção em Contexto de Relação de Pares
Turma 61
Maio de 2009
O objectivo deste trabalho centra-se em construir uma tabela através de uma Observação
Livre, sobre o contexto da Relações de Pares de crianças. As crianças a serem observadas tinham idades compreendidas entre os 3 a 12 anos, a observação teve lugar num infantário chamado “ Bichinhos Carpinteiros” que se encontra no Centro Comercial Vasco da Gama, no qual nos deram autorização para poder observar as crianças.
A tabela que construímos para observar as crianças cingiu-se a entender a interacção diádica e se a interacção entre as crianças estava a ter um seguimento positivo ou negativo, com ou sem elementos de agressividade, afecto, cognição ou elementos neutros.
A Interacção Positiva (Positiva, ver tabela) demonstra que as crianças estão a brincar, a interagir, a conversar, a desenvolver actividades juntas e de uma perspectiva agradável e com satisfação.
A Interacção Negativa (Negativa, ver tabela) consiste no facto das crianças estarem paradas ou não interessadas em interagirem umas com as outras crianças presentes no recreio ou encontrarem-se isoladas ou tímidas, não interagindo.
A Interacção neutra (Neutra, ver tabela) é centrada em interacções vazias, sem ligação, sem interacção, onde por exemplo, as crianças podem estar na mesma zona , como uma mesa, sala , mas brincam isoladamente sem interagirem.
A Interacção com Afecto (Afecto, ver tabela) como o próprio nome indica denota afectividade entre as crianças, seja através de visionarmos um abraço, um carinho, uma festa, terem uma preferência a brincar com um determinado colega de recreio, um beijo, etc.
A Interacção com Cognição (cognição, ver tabela) consiste numa interacção produtiva no âmbito de actividades que promovam a cognição, tais como duas crianças falarem sobre uma determinada