REHUNA - Rede pela Humanização do Parto e Nascimento
REHUNA
A Rede pela Humanização do Parto e Nascimento
INTRODUÇÃO:
A ReHuNa é uma organização da sociedade civil que atua desde 1993, em forma de rede de associados em todo o território brasileiro.
O objetivo principal dessa rede é proporcionar um parto e nascimento tranquilo, respeitoso, assistido com base em evidências científicas, sem intervenções desnecessárias, com presença de acompanhante de escolha da gestante, num ambiente amigável e que gere uma memória favorável dessa experiência para todos os envolvidos – acessível e disponível para todas as mulheres brasileiras.
RESUMO:
Em outubro de 1993, representantes de grupos e entidades que partilhavam preocupações e indignações acerca da assistência médica prestada às gestantes reuniram-se em Campinas, para debater o que denominavam a “situação atual do nascer em nossa sociedade”. A partir dessa discussão, foi elaborada a Carta de Campinas, um documento que refletia o cenário dramático em que se encontrava a assistência à saúde reprodutiva.
A Carta de Campinas também incluía uma série de estratégias e instrumentos a serem adotados, a fim de atingir os seguintes objetivos:
Mostrar os riscos à saúde de mães e bebês das práticas obstétricas inadequadamente intervencionistas;
Resgatar o nascimento como evento existencial e sócio-cultural crítico com profundas e amplas repercussões pessoais;
Revalorizar o nascimento, humanizando as posturas e condutas face ao parto e nascimento;
Incentivar as mulheres a aumentar sua autonomia e poder de decisão sobre seus corpos e seus partos;
Aliar conhecimento técnico e científico sistematizado e comprovado a práticas humanizadas de assistência ao parto e nascimento.
Assim, A ReHuNa, desde 1993, apóia, promove e reivindica a prática do atendimento humanizado ao parto e nascimento em todas as suas etapas, visando à melhoria da qualidade de vida, bem estar e bem nascer, aliadas na luta por uma vida mais humana, digna e saudável.
Para nortear