Humanização da assistência de Enfermagem
1. Definição de humanização da assistência
A humanização da assistência, nas suas muitas versões, expressa uma mudança na compreensão do parto como experiência humana e, para quem o assiste, uma mudança no "que fazer" diante do sofrimento do outro humano.
O conceito de atenção humanizada envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visa a promoção do parto, do nascimento saudável e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal. A atenção humanizada inicia-se no pré-natal e procura garantir que a equipe de saúde realize procedimentos benéficos para a mulher e o bebê, evite intervenções desnecessárias e preserve a privacidade e a autonomia da mulher. Esse processo leva a uma experiência especial no universo da mulher e de seu parceiro, sua família e a comunidade.
2-Quais as razões que impulsionaram a política de humanização da assistência ao parto? Quais atores envolvidos nesse processo? E suas posições ?
(história)
Na antiguidade, as mulheres eram reconhecidas como autoridades em relação ao parto... Existiam sofisticadas tradições, orientadas pela observação prática e associadas a cultos de divindades, que regiam a conduta das parteiras. Registros de até 6 a 7 mil anos a.C., como desenhos e esculturas, nos dão uma ideia de como era o parto nessas épocas. As imagens nos mostram que o parto era quase sempre vertical: as figuras femininas aparecem em pé, de cócoras, ajoelhadas ou sentadas.
Ha tempos, partos e cuidados pós-parto eram realizados por mulheres conhecidas popularmente como parteiras-leigas. Estas mulheres eram de inteira confiança e detinham um saber empírico sobre a gestação parto e puerpério. No século XVII ocorreu uma grande transformação na obstetrícia: a introdução dos cirurgiões na assistência ao parto, pois ainda não existia a obstetrícia e a ginecologia como especialidade médica. Somente em 1852 é que a prática das parteiras passou a ser institucionalizada, mas sob o