EXTERNALIDADE E SEUS IMPACTOS- Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos
Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos
CAMARGO, Juliana
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés
SPYER, Flávia
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés
RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal explicar a externalidade como uma falha mercadológica, bem como identificar possíveis soluções para evitar as consequências negativas dessa falha. Para tanto, abordará as causas da externalidade positiva e negativa. Também é exposto o que a multinacional do ramo de mineração,Vale, faz para diminuir o impacto da externalidade e o que ela faz para gerar a externalidade negativa.
Palavras-chave: Externalidade, Vale, Impactos da externalidade, falhas de mercado.
1 Introdução
Quando um agente econômico afeta o bem estar ou lucro para outro agente econômico, e não é “recompensado” é considerado externalidade. A externalidade induz mudanças do funcionamento do mercado. Existe a externalidade negativa e positiva.A externalidade é considerada negativa quando gera custos e efeitos adversos e danosos para os demais agentes.
Exemplos de externalidades no consumo:
Externalidade positiva no consumo – Considerem-se dois vizinhos e que um deles decide construir um jardim. Se ambos apreciarem o jardim então aquele que o construiu usufrui do jardim como uma externalidade positiva.
Externalidade negativa no consumo – Num recinto fechado certas pessoas fumam e outras não. Os que não fumam são obrigados a respirar fumo, tendo uma externalidade negativa.
Exemplos de externalidades na produção:
Externalidades positivas na produção – Numa rua com uma livraria instalou-se uma loja de discos. Cada uma delas ao atrair a sua clientela tende a aumentar a clientela da outra devido à sua proximidade gerando uma externalidade recíproca.
Externalidade negativa na produção – Empresa que para produzir