Economia , estudo de caso!
Jessyca Rodrigues Alsteen
Helena Luíza Vasconcelos
ESTUDO DE CASO 3
2015
Taguatinga
1.Explique o que são externalidades.
Externalidades são os efeitos de uma decisão sobre aqueles que não participam dela, se referem aos impactos gerados pelas atividades de produção ou consumo, exercidas por um agente econômico e que atingem os demais agentes - família, concorrentes, sociedade como um todo.
Podendo haver externalidades positivas e negativas é uma externalidade negativa quando uma empresa instalada em um local polui o lençol freático de toda uma região, afetando muitas pessoas.
Ao contrário, quando uma empresa beneficia a sociedade, é chamado de externalidade positiva: é o caso de uma empresa que é instalada numa região onde os moradores têm seus imóveis valorizados.
2. Explique o que são bens públicos.
São bens que podem ser usados por qualquer cidadão cujo consumo é efetuado por toda a população, ou seja, não é necessário pagar para obtê-los.
3. Explique o que é a política fiscal.
Política fiscal é o quando o governo influencia a economia mudando a maneira que o governo gasta e coleta dinheiro.
As ações de política fiscal mais comuns em uma recessão são:
corte fiscal para negócios e indivíduos. Isto dá às pessoas e corporações mais dinheiro, o que as motiva a comprar coisas e, assim, aumentar a demanda;
gastos aumentados para estabelecer novos empregos no governo. Isto aumenta a demanda por trabalho, o que pode diminuir a taxa de desemprego;
políticas fiscais automáticas, que agem imediatamente. Uma das políticas fiscais automáticas mais importantes é o seguro-desemprego.
Este sistema fornece uma receita para as pessoas que estão sem emprego.
4. Explique o que é a política monetária.
Política monetária é a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moeda em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.