Estudo de Caso Economia
ALUNOS: SUELLEN ALVES C880198 FABIANA CASSIM C880279
“O mercado do petróleo traz especificidades inerentes ao insumo básico como, por exemplo: bem econômico, portanto escasso, insumo básico da economia, mercado não competitivo, alto custo de produção e fundamental para a estrutura de custos da economia e da inflação. Diante disso, faça uma análise do mercado atual e dos preços desse insumo”.
O petróleo, junto aos seus subprodutos, é a principal fonte de energia do mundo com grande relevância para nossa vida, em razão de ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos, também permite levar a produção aos mais diversos recantos do planeta. O valor do barril de petróleo vem caindo drasticamente em 2015. Estimam-se perdas de 60% desde junho de 2014, isso afeta o mundo como um todo causando um efeito devastador na economia mundial. A queda do preço da principal fonte de energia do mundo industrial provoca atrasos econômicos, onda de demissões, desacelerar as atividades comerciais, causando um aumento nos bens econômicos. Consumidores afirmaram já sentir no bolso o reflexo deste aumento. Pesquisas apontam alta de 7,94% na cesta básica do brasileiro, em comparação a março de 2014.
Com sua economia se desacelerando, a China consome hoje muito menos petróleo do que fazia. O mesmo ocorre com outra potência, a Alemanha os Estados Unidos, tradicionalmente os maiores importadores, está quase autossuficientes, graças ao “shale-oil”, saudado como uma revolução no campo energético. Trata-se, essencialmente, da extração de gás e petróleo do xisto, um tipo de rocha.
Reduzida a demanda, era esperado que a OPEP, a organização que congrega os maiores exportadores, baixasse sua produção, para defender o preço. Mas não, para surpresa generalizada, a OPEP, numa reunião em novembro - 2014 decidiu manter a produção nos mesmos níveis, foi quando o