ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL O Que Voce Precisa Saber
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA CIRURGIA.
Prof. Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes
- Chefe do Grupo de Quadril do Hospital Celso Pierro- PUC-Campinas.SP.
- Chefe do Serviço de Cirurgia e Reabilitação Ortopédico-Traumatológica
(SECROT). Santa casa de Batatais. SP.
- Presidente da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ).
- MAIO DE 2011 -
I. O QUE É A ARTROPLASTIA PRIMÁRIA DO QUADRIL?
A Artroplastia Total Primária de Quadril ou simplesmente Prótese de
Quadril é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo substituir a articulação natural doente ou fraturada, por uma articulação artificial constituída por materiais não orgânicos chamados implantes protéticos.
O quadril normal é uma junta formada pela cabeça do fêmur que se articula com uma cavidade da bacia chamada acetábulo ou cavidade acetabular (Fig.1A). Para o bom funcionamento da articulação é necessário que as duas porções da articulação (cabeça femoral e cavidade acetabular) estejam revestidas por uma cartilagem articular sadia que diminui o atrito e assim permite os movimentos necessários para as atividades diárias.
Algumas doenças como a osteoartrite (artrose ou desgaste), artrites (principalmente a Artrite Reumatóide e Espondilite Anquilosante), distúrbios circulatórios da cabeça femoral (osteonecrose) entre outras, podem ocasionar a lesão da cartilagem articular e assim evoluir para uma condição de destruição da junta, denominada genericamente de artrose ou desgaste (Fig.1B). Nesta situação o paciente apresenta dor e diminuição dos movimentos, o que dificulta suas atividades diárias e prejudica sua qualidade de vida.
Figura 1. Desenho esquemático de um quadril normal (A) constituído pelo
Acetábulo (Cavidade Acetabular) e Cabeça Femoral. A Cartilagem Articular tem aparência normal (rosa). No quadril com Artrose (B) a cartilagem articular, do fêmur e do acetábulo, está destruída.
Quando o desgaste já está instalado, a artroplastia total de quadril é a opção mais eficiente