Regras de nomenclatura
Regras Internacionais de Nomenclatura
ATENÇÃO ÀS REGRINHAS DE NOMENCLATURA!!!!!
Essas regras são usadas tanto na botânica como na zoologia, com apenas algumas modificações nas terminações de algumas unidades.
O objetivo principal dessas regras é uniformizar a maneira de dar nome aos seres vivos e facilitar a comunicação na comunidade científica, pois um determinado organismo vai sempre ter o mesmo nome científico em todos os lugares do mundo.
1. Todo nome científico deve ser escrito em latim ou, então, latinizado.
2. Nome da espécie é binomial. Quando fazemos referência ao nome da espécie significa nome científico da espécie. E o nome científico deve ser composto de duas palavras: o primeiro representa a unidade de classificação, gênero, o segundo nome a unidade de classificação espécie, um exemplo seria o nome científico da espécie humana Homo sapiens.
3. O nome do gênero deve ser escrito com letra inicial maiúscula, enquanto que o nome da unidade de classificação espécie, com letra inicial minúscula. Portanto a maneira correta de escrever o nome científico do cão doméstico por exemplo é Canis familiaris.
4. O nome científico de uma espécie deve sempre ficar destaque no texto. Escrito em negrito, itálico ou sublinhado.
5. Quando se deseja fazer referência a uma ou várias espécies de mesmo gênero, usa-se a terminação sp (referência a uma determinada espécie) ou spp ( referência a várias espécies do mesmo gênero). Escreve-se apenas Giardia sp quando você deseja citar algo sobre o gênero que pertence o protozoário Giárdia lamblia. Plasmodium spp indica todas as espécies do gênero Plasmodium (protozoário causador da malária): Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum ePlasmodium malariae.
6. A nomenclatura do subgênero é trinomial. O nome do subgênero vem após o gênero escrito com letra inicial maiúscula e entre parênteses, exemplo o nome científico do mosquito transmissor da