Resumo das regras para nomenclatura
Estas regras resumidas irão ajudá-lo a dar nomes às moléculas orgânicas que contém os principais grupos funcionais. Elas estão baseadas nas regras oficiais da IUPAC – International Union of Pure and Applied Chemistry. é de fundamental importância que você saiba dar nomes aos compostos orgânicos. Para informações mais detalhadas sobre as regras de nomenclatura dos compostos orgânicos, consulte a bibliografia recomendada.
A) NOMENCLATURA DE ALCANOS
1. Localize a cadeia de átomos de carbono mais longa. Essa cadeia determina o nome principal do composto.
PREFIXO
No C
PREFIXO
No C
Met
1
Undec
11
Et
2
Dodec
12
Prop
3
Tridec
13
But
4
Tetradec
14
Pent
5
Pentadec
15
Hex
6
Hexadec
16
Hept
7
Heptadec
17
Oct
8
Octadec
18
Non
9
Nonadec
19
Dec
10
Icos
20
O nome de um alcano é dado pela seguinte combinação:
Exemplo:
2. Em alcanos ramificados a cadeia principal dever ser numerada para que o substituinte possa ser localizado. A numeração deve ser iniciada do lado mais próximo do substituinte.
Principais grupos alquilas:
3. Quando dois ou mais substituintes estiverem presentes, atribua a cada um o número que o localiza na cadeia principal. Quando dois substituintes estão presentes no mesmo átomo, use aquele número duas vezes.
OS GRUPOS DEVEM SER LISTADOS EM ORDEM ALFABÉTICA
ATENÇÃO: Sempre deve prevalecer a menor numeração possível. Exemplo: 4-etil-2-metil-hexano (numerando a cadeia principal da esquerda para a direita) e não 3-etil-5-metil-hexano (numerando a cadeia principal da direita para a esquerda).
4. Quando dois ou mais substituintes são idênticos, isso é indicado pelo uso dos prefixos di-, tri-, tetra-, penta-, hexa- etc..
5. Os prefixos n-, sec- e terc-, além dos prefixos de multiplicação di-, tri-, tetra- etc, devem ser desconsiderados da ordem alfabética quando mais de um substituinte está presente na cadeia principal.
B) NOMENCLATURA DE ALCENOS E ALCINOS
A nomenclatura de alcenos e alcinos segue as mesmas regras