Regras de nomenclatura
1ª - Quantidade de carbonos na 2ª - De acordo com as ligações, usa-se cadeia principal usa-se prefixo: intermediários: MET -1C HEX - 6C An -simples ET -2C HEPT -7C En -dupla PROP -3C OCT -8C In -Tripla BUT - 4C NON -9C PENT - 5C DEC -10c 3ª - Hidrocarbonetos terminam com a vogal “O”
OUTRAS REGRAS * A partir de 4 carbonos na cadeia, e com a presença de “instauração” numera-se a cadeia iniciando pela extremidade mais próxima da instauração.
* Inclui-se o numero que antecede a instauração no meio da nomenclatura.
* Cadeia principal é a que possui maior quantidade de carbonos.
* Quando aparecer radicais nas estruturas, o nome dos radicais juntamente com o numero de seu carbono, será colocado na frente do nome da cadeia.
* Entre números e letras sempre se coloca hífen.
* Quando houver cadeias ramificadas, primeiro deve-se identificar os radicais, numerar a cadeira pela extremidade mais próxima do radical e o nome dele vai ir junto a numeração do seu carbono, na frente do nome da cadeia.
* Quando aparecer radicais diferentes na cadeia numera-se pelo extremo mais próximo ao menor radical.
* Os nomes dos radicais devem ser colocados em ordem alfabética.
* A instauração possui mais força que os radicais.
REGRAS PRA CADEIA FECHADA
* A cadeia fechada é a cadeia principal.
* O que ficar de fora será radical.
* Inclui-se na cadeia fechada a palavra ciclo.
CADEIA AROMÁTICA
* Tem como principal o próprio anel, chamado de benzeno.
* Quando radicais iguais ficam nos carbono um e dois pode-se usar a palavra orto ou só a letra o em vez de por 1,2 na frente do nome da cadeia. A mesma regra vale para a posição um e três, que se pode usar a palavra meta ou m, e para a posição um e quatro que usa-se o para ou