Anatomia
-SUTURAS: as suturas são encontradas apenas no crânio.
-SINDESMOSE: são articulações ligadas por fibras colágenas ou laminas de tecido fibroso chamadas membranas interósseas. A articulação timpanoestapedial na cavidade da orelha media é uma sindesmose. Este tipo de articulação também ocorre no antebraço entre as partes distais do radio e da ulna e na perna entre as partes distais da tíbia e da fíbula, e permite movimentos ligeiros nestas articulações quando o antebraço ou a perna são rodados.
GONFOSE: ocorre entres os dentes e os ossos de sustentação, maxilas e mandíbula (articulação dente alveolar).
ARTICULAÇOES GARTILAGINEAS: AS ESTRUTURAS SÃO UNIDAS POR CARTILAGEM HIALINA OU FIBROCARTILAGEM. SEM CAVIDADE ARTICULAR. PODEM SER:
-SINFISES: as fibras formam um bloco que amortece a articulação e permite moviemento ilimitado. A sinfise pubica e as articulaçoes intervertebrais formada pelos discos invertebrais são exemplos de sinfises.
- SINCONDROSES: cartilagem hiliana entre os ossos que se articulam. Pode ser temporaria (lamina episiaria /cresciemento) que se ossificam. (sinostose)
Permantes, cartilagens costais.
ARTICULAÇOES SINOVIAIS: é o tipo de articulações mais frequente no corpo humano. Os ossos unem-se por uma capsula articular (constituída de capsula fibrosa externamente e membrana sinovial internamente). O tipo de formato das suas superfícies articulares ou tipo de movimento é o que classifica as articulações sinoviais, considerando-se principalmente o eixo em torno do qual esse ocorre. Contem liquido que preenche a cavidade articular.
*elementos constantes:
-superfícies ósseas articulares
-cartilagens articulares
-capsula articular (meio de união): membrana fibrosa (externa) e sinovial (interna)
-liquido sinovial
-cavidade articular
*Elementos constantes especiais:
- discos: (temporomandibular)