regulação serviços de saude
Identificação de necessidades e demandas
(Como identifica?)
Identificação de oferta nos vários pontos de atenção
(Como identificar?)
Proposta de ações para equacionar a demanda com a oferta
Principais Desafios para a implantação dessas ações no âmbito da regulação
AVE
- Através da garantia de acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com fluxos bem definidos com acolhimento humanizado e acompanhamento por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
- Atuação das ESF´s no município Polis identificando pacientes de risco e garantindo acompanhamento dos paciente nas UBS´s.
-A Unidade Básica de Saúde identificará sua necessidade e sua demanda de acordo com a realidade de sua microrregião. -Integração Clínica através do fortalecimento da atenção básica e da articulação entre os pontos de atenção, qualificando o processo de descentralização e reforçando as ações cooperativas e de fortalecimento das instâncias de pactuação , com central de informação única e utilização de prontuários eletrônicos , sendo assim a UBS a grande ordenadora do fluxo e contra fluxo de pessoas e informações, ao longo de todos os pontos de atenção à saúde e dos sistemas de apoio.
- Aumentar número de UBS´s proporcionalmente ao número de habitantes da Polis, a exemplo do que ocorre na região norte, onde a cobertura atinge 98% da população.
- Formação de mais equipes de Saúde da Família pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com o propósito de capacitar os agentes comunitários e demais membros da Estratégia Saúde da Família (ESF) a identificar pessoas com fatores de risco para AVC e então iniciar ações de promoção a saúde e prevenção, como campanha anti tabagismo, controle de dislipidemias, programas efetivos de controle do diabetes e HAS.
-Integralização no cuidado , desde a prevenção até a reabilitação do paciente com AVC.
-Educação permanente de recursos humanos, em todos os níveis de atenção.
-Aumento dos Serviços de Atendimento