Regulação hormonal
IDENTIFICAÇÃO
JOS 78 anos, feminina, viúva, analfabeta, Doméstica. Procedente da Unidade de Saúde de se Bairro. Admitida às 09:00h. Apresentando letargia, desorientação e odor fétido de uma lesão em perna direita. Tem Diagnóstico Médico de “Diabetes”.
PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS
Segundo a acompanhante (filha) a mãe não segue as recomendações prescritas, embora todo mês vá a consulta na Unidade de Saúde. Já esteve internada várias vezes por causa do Diabetes. A filha está preocupada por que não tem ninguém que possa acompanhar a mãe, pois ela tem filhos e não poderá ficar. A mãe mora sozinha e faz tudo com independência, não tem ninguém que possa acompanhar a mãe em casa. Sabe que a mãe vai ser bem tratada no hospital.
ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS.
Nega realização de atividades físicas, alergias e cigarro. Gosta de ingerir cachaça no almoço e no jantar (segundo a filha é para abrir o apetite). Mora em casa de três cômodos de madeira, tem água, luz; o esgoto corre a céu aberto, tem dois gatos e um cachorro no quintal. Se reúne todos os Domingos pela manhã com mulheres na igreja para fazer obras de caridade. Consulta todo mês na Unidade de Saúde os exames laboratoriais estão em dia.
EXAME FÍSICO
Atividade Motora e Neurológica: Apresenta dificuldades para pegar objetos pequenos. Face simétrica. Apresenta claudicação.
Cognição: Glasgow 10.
Integridade Tegumentar: Pele ressecada e hipocorada. Turgor e elasticidade reduzidos. Presença de lesão ulcerativa com cerca de 15 cm de diâmetro, na parte anterior da perna direita com secreção serosa, leito com esfacelo, borda irregular e fibrosada; e pele ao redor ressecada.
Regulação Vascular: BNF, RR, s/s. PA 90x50 mmHg. FC 57, P + 2. perfusão tissular < 3s.
Oxigenação: Tórax elíptico, Frêmito e Expansibilidade simétricos. R 26 superficial. Murmúrios vesiculares.
Nutrição e Metabolismo: Ingere 18 copos de