Globalização e regionalização economica
A globalização é um dos processos de aprofundamento de integração econômica, social, cultural, política que veio com o barateamento dos meios de transportes e comunicação dos paises no final do século X X. é um fenômeno gerado pela necessidade da dinamica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O socialismo é u sistema sócio-político caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. É abolida a propriedade privada.
São consideradas áreas prioritárias identificadas para o desenvolvimento de ações que devem acompanhar o processo de integração:
1. a formação da consciência social favorável ao processo de integração,
2. a capacitação de recursos humanos para contribuir para o desenvolvimento econômico e
3. a harmonização dos sistemas educativos.
O fim da 2ª guerra mundial trouxe à tona uma nova economia capitalista mundial.
Os países perdedores viram-se na dependência econômica norte-americana, enquanto os Estados Unidos emergiam como uma potência econômica credora portanto era o país que determinava o novo sistema mNOonetário internacional conhecido como dólar-ouro.
Atravessamos a um processo de globalização e regionalização. Este processo está acompanhado pelo avanço da revolução científico-tecnológica, pela democratização crescente da sociedade e pela constituição de blocos geo-culturais. Como nota característica das últimas décadas, estão sendo formalizados acordos de integração entre países, fortalecendo a convicção de que os atores de peso no século XXI serão os blocos continentais.
Neste marco internacional, na América Latina, está sendo valorizado o ideal da integração continental. Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai decidiram iniciar um caminho de integração através da assinatura do Acordo de Constituição de um Mercado Comum - MERCOSUL.
Os governos