Regulação Hormonal da Espermatogênese
O embrião masculino durante a sua fase de embrionária já produz testosterona, que é a principal hormona masculina. A hormona é produzida pelas células de Lyedig, que são encontradas nos testículos. Estas células produzem testosterona através da hormona e hipofisária LH, ela é responsável pela diferenciação dos órgãos sexuais e pelo seu desenvolvimento.
Na puberdade os níveis de testosterona aumentam e com isso ocorre o desenvolvimento dos órgão sexuais primários que é o aumento no tamanho do pênis, testículos, vesículas seminais, próstata e dos epidídimos e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários que e o aumento da pilosidade, mudança de voz, ganho de massa muscular e crescimento em geral.A espermatogênese no homem é iniciada a partir do aumento dos níveis de testosterona.
No homem a espermatogênese dura toda a sua vida e é interrupta e na mulher ela é interrompida.
Os testículos funcionam a partir da existência de um mecanismo de regulação que intervém o complexo hipotálamo-hipófise.
O hipotálamo produz GnRH assim estimulando a hipófise anterior a produzir o LH e FSH.O LH atuara nas células de Leydig e assim produzira a testosterona.A FSH de forma indireta vai ativar a espermatogênese pois ela atua sobre as células de Certoli para serem produzido os espermatozóides.
Se houve mudança na taxa de testosterona o hipotálamo recebe um aviso que o fora mudar a produção de GnRH, podendo aumentar ou diminuir a sua produção e com isso faz com que a hipófilise produza mais ou menos LH E FSH. É chamada de retroação negativa este mecanismo.
A produção de testosterona e constante e assim permite uma produção continua de espermatozóides.
Células de Leydig
As células de Leydig também conhecidas como células intersticiais, são células secretoras que estão localizadas no tecido do testículo que rodeia os tubos seminíferos e isola a testosterona.
As