Construção de açudes para irrigação
Equipe:
Amanda Rafaela
Amandha Marques (Líder)
Gustavo Carvalho
Lucas Lima
Sabrina Freitas
CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS AÇUDES E BARRAGENS PARA O USO NA IRRIGAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO
Campina Grande- PB 2014
Objetivo Geral:
A irrigação no semiárido através da ajuda de açudes, tem como objetivo controlar a água para ser usada em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a vivência da plantação e ajudando o solo para ser um melhor fertilizante, isso é de extrema importância, pelo fato da seca; e essa armazenagem da água fora do período chuvoso, fornece a plantação sempre benefício. Mantendo em alta sempre a cultivação e a qualidade de alimentos e da plantação.
Objetivos específicos:
Contribuir para o desenvolvimento do nordeste semi-árido, aprimorando atividades produtivas do homem no campo.
Projetar, implantar e manejar pequenos perímetros irrigados.
Mostrar que o benefício auferido de um açude não é necessariamente proporcional ao volume armazenado e que , ao contrário, pequenos reservatórios utilizados através da irrigação permitem um uso mais intensivo da água que os grandes.
Pequeno resumo
Os pequenos açudes tem volume compreendido entre 10.000 e 200.000 m³. São formados com a construção de um talude que fecha um vale permitindo armazenar a água das chuvas ou mesmo água de nascentes.
As barragens são barreiras artificiais construídas em meio a cursos de água com o objetivo de garantir oferta hídrica, passível de utilização para diversos fins. Além do abastecimento humano, esse tipo de intervenção serve para a utilização de água para a irrigação e para a geração de energia.
A barragem é construída para reter as águas escoadas no riacho, os aspectos fundamentais de sua