regulação genica
A regulação genética dá à célula o controle sobre a sua estrutura e função, e é a base da diferenciação celular, da morfogênese e da versatilidade e adaptabilidade de qualquer organismo.
Diferencie a estrutura gênica de um procarioto e de um eucarioto.
Os procariotos não existe membrana nuclear , a carioteca em volta do núcleo, já que ele não possui núcleo ,o material genético da célula fica disperso no citoplasma.
Enquanto nos eucariotos , eles possuem um núcleo bem definido, envolto pela membrana nuclear, que é a carioteca, e tem a função de proteger o material genético que fica no núcleo, não só o material genético, mas também todos os ácidos nucléicos, os RNA e DNA
Conceitue:
- promotor: é uma região reguladora que está a uma curta distância da extremidade 5' de um gene e atua como local de ligação da RNA polimerase.
- ativador: - é uma protease sérica secretada que converte a proenzima plasminogênio em plasmina, que é uma enzima fibrinolítica. O plasminogênio é sintetizado como uma cadeia única que é clivada pela t-PA na plasmina de duas cadeias ligadas por dissulfato.
- repressor: O repressor age pela ligação a uma região específica do DNA chamada de operador, que está adjascente aos genes estruturais que estão sendo regulados
- co-repressor: Uma pequena molécula que inibe a transcrição, ligando-se à proteína reguladora.
- indutor: indutor, uma proteína, que se liga ao repressor e o impede de se ligar ao gene operador e, assim, a ARN-polimerase pode ligar-se ao gene promotor e produzir o mARN que vai dar início à transcrição dos genes estruturais.
- fatores de transcrição: é o processo de formação do RNAm mensageiro a partir da cadeia-molde de DNA. Este tem como função "informar" ao RNAt (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados mais tarde em proteínas, através da tradução desse RNA
TATA Box: Sequência de DNA encontrada bem próxima (a