Mecanismos de regulação e atividades gênicas e origem das doenças
Compartilhe este trabalho
Share on twitter Share on orkut Share on facebook Share on email More Sharing Services
0
Autor: Felipe Lima
Instituição: Universidade Tiradentes
Tema: Biologia Geral
Mecanismos de Regulação e Atividades Gênicas e Origem das Doenças
Introdução:
O corpo humano é composto de vários sistemas e órgãos, cada um consistindo de milhões de células. Estas células necessitam de condições relativamente estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. A manutenção de condições estáveis para suas células foi primeiro postulada por Claude Bernard, na segunda metade do século passado, e posteriormente desenvolvida por Walter B. Cannon, que criou o termo homeostase para designar a tendência dos organismos vivos em manter constante o meio interno. Quando o organismo não consegue manter a homeostase, ocorre a doença.
Neste trabalho iremos observar os mecanismos de regulação das atividades celulares e como se originam algumas doenças.
Objetivos:
A realização deste trabalho tem como objetivos:
Dar uma visão panorâmica dos principais mecanismos que regulam as atividades celulares;
Apresentar o crescimento acelerado do conhecimento desta área, conhecimento este de grande importância para profissionais de biomedicina e saúde;
Introduzir a noção de como o mau funcionamento destes mecanismos pode gerar doenças.
Fundamentação Teórica:
Homeostase:
Um sistema só pode sobreviver se a sua capacidade de resposta não for ultrapassada por acontecimentos que ocorrem no ambiente. Os seres vivos são capazes de lutar contra esses acontecimentos adaptando-se de modo a conservar o seu equilíbrio interno apesar das variações exteriores. Essa propriedade de manter relativamente constante seu meio interno é chamada homeostase (processo através do qual um organismo mantém suas condições internas constantes necessárias para a vida).
Como exemplos de