Regulação génica
Genoma Conjunto de todos os genes de um determinado organismo. O tamanho do genoma eucarionte é, em geral, muito superior ao dos procariontes devido, em parte, à sua maior complexidade. A comparação da dimensão do genoma entre eucariontes não permite obter informação acerca da complexidade do organismo. Importância para a sociedade da sequenciação do genoma: prever as consequências de muitas disfunções, incluindo doenças; diagnóstico precoce; melhorias nos tratamentos; informação sobre os diferentes grupos de população que habitam o mundo; informação sobre a evolução.
Cariótipo
Cariótipo humano: 23 pares de cromossomas (22 autossomas, 1 heterossomas). O número de cromossomas não reflete linearmente a complexidade dos organismos, pois para além do número temos que ter em conta as dimensões. Os cromossomas num mesmo genoma variam muito de tamanho. Os cromossomas num cariótipo encontram-se organizados por ordem decrescente de tamanho.
DETERMINAÇÃO GENÉTICA DO SEXO
A Teoria cromossómica da Hereditariedade postula que os genes são responsáveis pelas características dos indivíduos e que se localizam nos cromossomas.
Na maioria dos seres, a determinação do sexo envolve apenas a diferença ao nível dos heterossomas. Contudo, em alguns seres a determinação é feita com base no número total de cromossomas que cada individuo possui.
Diferentes sistemas de determinação de sexo em animais
Nas espécies com sistema XY e XO de determinação do sexo, a meiose de uma célula feminina XX dá origem a um único tipo de gâmeta, portador de um lote de autossomas e um cromossoma sexual X. A meiose masculina por sua vez, origina dois tipos de espermatozóides; no sistema XY, 50% dos espermatozóides têm cromossoma X e 50% têm cromossomo Y; no sistema XO, 50% têm o cromossomo sexual X e 50% não têm cromossoma sexual. Como tal, o sexo de um novo ser é determinado pelo espermatozóide.
No sistema ZW, machos e fêmeas diferem