Regulacao Da Expressao Genica em Procariotos e Eucariotos
Em bactérias, a regulação gênica mantém a flexibilidade interna, ligando e desligando genes em resposta a mudanças ambientais. Em organismos eucarióticos multicelulares, a regulação gênica causa a diferenciação celular, em que todas as células contêm a mesma informação genética, mas apenas um subgrupo de genes é expresso em cada tipo de célula.
Genes e elementos regulatórios
Ao considerarmos a regulação gênica tanto em procariotos quanto em eucariotos, devemos distinguir entre as sequências de DNA que são transcritas e as sequências de DNA que regulam a expressão de outras sequências.
Os genes estruturais codificam proteínas que são utilizadas no metabolismo ou biossíntese, ou que tem um papel estrutural na célula. Os genes regulatórios são genes cujo produto, RNA ou ptns, interagem com outras sequências e afetam a transcrição ou tradução dessas sequências. Em muitos casos, os produtos de genes regulatórios são proteínas de ligação ao DNA. Encontraremos também elementos regulatórios que são sequências de DNA que não são transcritas, mais tem um papel na regulação de genes. Os elementos regulatórios são comuns tanto em bactérias quanto em em células eucarióticas, e grande parte da regulação gênica ocorrem pela ação de ptns produzidas por genes regulatórios que reconhecem elementos regulatórios e ligam-se à eles.
Níveis da regulação gênica
A expressão gênica pode ser controlada em qualquer um dos vários pontos ao longo da via molecular do DNA até a proteína, incluindo a estrutura do gene, transcrição,processamento do mRNA, estabilidade do RNA, tradução e modificações pós traducionais.
Regulação da Expressão Gênica em Procariotos
Muitos genes bacterianos que têm funções correlatas são aglomerados e estão sob o controle de um único promotor.