bio mol
1) Como ocorre a transcrição em procariotos?
R: A transcrição em Eucariotos envolve três etapas: A ligação da RNA–Pol ao promotor; a abertura do DNA molde e a formação das ligações fosfodiéster entre os primeiros nucleotídeos.
Início da transcrição:
a) A RNA-Pol se liga na fita de DNA molde e desliga até encontrar o promotor;
b)No momento em que a RNA-Pol encontra o promotor será formado um complexo fechado, composto pela dupla-fita de DNA fechada, pelo promotor e pela RNA-Pol;
c) Ocorre em seguida, a formação de um complexo aberto, composto pelo DNA aberto e pela RNA-Pol;
d)Será feita a síntese do primeiro nucleotídeo do RNA, formando o complexo ternário, composto pelo DNA, a RNA-Pol e o primeiro nucleotídeo, que será uma purina;
e) Será formada em seguida, a bolha de transcrição, onde oito nucleotídeos serão incorporados;
f) O fator s é liberado, logo após a incorporação dos oito nucleotídeos.
A unidade s da RNA-Pol é responsável pelo reconhecimento do promotor. Sendo assim, a holoenzima desliza sobre a fita de DNA até que a unidade s encontre o promotor. Irá se formar o complexo fechado, no momento do encontro da enzima com o promotor. A RNA-Pol irá promover a abertura da dupla fita de DNA, formando o complexo aberto. O primeiro nucleotídeo será incorporado e formará o complexo ternário. Será formada a bolha de transcrição, onde os oito nucleotídeos serão incorporados.
Alongamento da transcrição
O desligamento do fator s faz com que a RNA-Pol sintetize o RNA com muito mais Rapidez. O fator s funciona como um freio no início da transcrição, servindo como um mecanismo de certificação, garantindo uma transcrição correta. Conforme a bolha de transcrição caminha, a cadeia de RNA vai sendo formada e soltando do DNA molde, o pareamento das bases do DNA vai sendo restaurado.
Término da Transcrição
A transcrição irá terminar quando a RNA-Pol passar através do sinal de terminação. Existem dois tipos de