Inteligencia
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO ADMINISTRAÇÃO
ANDERSON ALEXANDRE DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
NITERÓI
2013
ANDERSON ALEXANDRE DO NASCIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Projeto do Trabalho de conclusão do curso de Administração apresentado a Universidade Salgado de Oliveira como requisito parcial para aprovação em ESTÁGIO I.
Orientador : Profº Ms. Waldemir Oliveira Nunes
NITERÓI
2013
Problema
Ao longo dos anos, no estudo da psicologia, houve diversas formas de descrever e conceituar a inteligência. Desses estudos, surgiram inúmeros outros conceitos atrelando à inteligência diversos fatores, inclusive o fator emocional.
Segundo o dicionário informal, emoção é : “uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação” , ou seja, a emoção é o fator determinante de como agimos nas nossas relações interpessoais, principalmente, dentro do ambiente de trabalho. Nasce assim o conceito de inteligência emocional, que em suma é o entendimento das próprias emoções e a capacidade de administrá-las, estendendo este entendimento às relações interpessoais. Dito isto, há necessidade de saber qual a importância da Inteligência emocional, sua aceitação e aplicabilidade como um fator motivacional no ambiente de trabalho?
Objetivo Geral
Demonstrar a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho, a sua contribuição na área motivacional, no processo produtivo, além dos seus benefícios para um bom clima organizacional.
Objetivos Específicos
Analisar a evolução histórica da Inteligência Emocional
Descrever os principais conceitos ao longo da história
Analisar qual a interferência das emoções nas relações interpessoais
Contextualizar a sua importância e aplicabilidade nas empresas
Introducao