Regressão
Boa prova e boas festas !
Regressão ou Ajuste de Curvas
O termo regressão surgiu no século XIX, utilizado por Sir Francis Galton que estudou a relação entre altura de pais e filhos, observando que na média, havia um decréscimo nos valores encontrados entre as duas gerações. Ele considerou esta tendência como sendo uma regressão genética, e por algum motivo não muito claro, chamou este fato de regression to mediocrity.
Uma regressão ou ajuste de curvas é um recurso formal para expressar alguma tendência da variável dependente y quando relacionada com a variável independente x. Em outras palavras, regressão é um mecanismo ou artifício que fornece uma relação funcional quando se tem uma relação estatística.
&
Uma curva de regressão é bastante útil para uma formulação simplificada dos dados ou verificação de alguma tendência entre eles.
Quando analisamos algum fenômeno ou situação através de dados numéricos estamos interessados, além da descrição e tendências locais fornecidas por uma curva de regressão, em saber se a relação funcional correspondente y = f(x) é também adequada para se fazer previsões de y quando x escapa do intervalo pesquisado. Nos modelos estáticos esta qualidade é quase sempre preservada pelo ajuste, entretanto quando se trata de modelos dinâmicos, outras considerações sobre o comportamento fenomenológico das variáveis devem ser avaliadas.
Num programa simples de ajuste de curvas, escolhemos a priori, o tipo de curva que desejamos para expressar a relação funcional entre as variáveis. Este processo nem sempre satisfaz as condições mínimas exigidas para uma previsão do relacionamento futuro destas variáveis.
&
O propósito da modelagem é obter uma relação funcional que comporte em