Regras e posições do futsal
A quadra:
As linhas de fundo (largura) devem medir entre 17 e 22m e as laterais (comprimento) entre 30 e 42m. As linhas demarcatórias devem ser bem visíveis, com cerca de oito centímetros de espessura. No centro da quadra deverá ser desenhado um pequeno círculo de 10 cm de diâmetro, circundado pelo círculo central, de três metros de diâmetro. As áreas de meta são delimitadas por uma linha a quatro ou seis metros do gol, tem os cantos arredondados e termina à distância de quatro a seis metros das traves. O gol tem dois metros de altura por três de comprimento. O piso das quadras deve ser feito de madeira, material sintético ou cimento.
As equipes:
Uma equipe de futsal é composta por cinco jogadores, dentre os quais um é o goleiro. Não se pode começar uma partida sem que as duas equipes tenham pelo menos quatro atletas e, caso uma das equipes fique reduzida a três jogadores, a partida é interrompida.
A arbitragem:
A arbitragem no futsal fica a cargo do árbitro, dos fiscais de linha, do anotador e do cronometrista. O primeiro é a autoridade máxima da partida, zela pelo cumprimento das regras e avalia a conduta dos participantes. Os fiscais de linha são equivalentes aos "bandeirinhas" do futebol de campo, que agora são chamados de auxiliares. O anotador controla as substituições, registra as faltas e examina as fichas dos jogadores. O cronometrista cuida do tempo, travando e destravando o cronômetro.
As regras:
Para se acompanhar uma partida de futsal, é necessário conhecer algumas regras básicas que diferem das do futebol de campo:
a) do jogo:
durante a partida, cada equipe poderá fazer um número ilimitado de substituições, desde que avise antes ao anotador; é permitida a troca de posições entre o goleiro e um jogador qualquer, desde que autorizada pelo árbitro; a duração de um partida é de 40 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 20. O cronômetro é parado cada vez que a partida é interrompida. A partir das