Vacinas
As vacinas quando são injetadas no organismo humano, proporcionam imunidade à vários tipos de doenças. Elas são formadas por substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, enfraquecidos ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo, provocam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, ao menos mais resistente, a esse agente e às doenças por ele provocadas.
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção. Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamados “anticorpos” que destroem o microrganismo. O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma formo de causar a doença.
As vacinas provavelmente salvaram muito mais vidas da que qualquer outro tipo de medicamento na história
Estima-se que as vacinas poupam mais de três milhões de vidas a cada ano, e poderiam poupar muitos milhões a mais se todos recebessem as vacinas adequadas. As vacinas fazem mais do que apenas salvar milhões de vidas a cada ano, também previnem doenças graves.
Tipos de imunização
Estar imune significa estar protegido contra uma determinada doença. As duas formas de se adquirir imunidade são:
Imunização ativa: ocorre quando o sistema imune, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo (antígenos), responde produzindo anticorpos e