Redes
Gerencia de redes – SNMP
1. O que é gerenciamento de rede?
Gerenciamento de redes inclui o fornecimento, integração e coordenação de hardware, software e elementos humanos para monitorar, testar, configurar, consultar, analisar, avaliar e controlar a rede e recursos para atender os requisitos de desempenho, qualidade de serviço e operação em tempo real dentro de um custo razoável.
2. Quais as 05 principais áreas funcionais de gerenciamento de rede padronizada pela ISO?
• Gerência de Falha: reconhecer, isolar e corrigir. HP Openview, Tivoli, Nagios;
• Gerência de Configuração: manter um histórico de configurações e identificar mudanças. Rancid, CVSWeb;
• Gerência de Contabilização: registrar estatísticas de uso, fazer bilhetagem. Radius, TACACS; • • Gerência de Desempenho: coletar, registrar, monitorar e analisar métricas de desempenho. Cacti, MRTG, NFSen;
• Gerência de Segurança: autorização, autenticação, registro de tentativas de invasão, etc. ACLs e Firewalls
3. Defina NOC. NOC significa Network Operation Center (centro de operação de rede, em inglês). Por definição é um local onde se centraliza a gerência de uma rede de comunicação, seja ela pública ou privada. A partir desse centro e de programas de computador que monitoram a rede os operadores podem saber, em tempo real, a situação de cada "ativo" dentro da rede. Os ativos nada mais são que computadores, roteadores, gateways, centrais telefonicas e ERB´s, dentre outros. Este serviço normalmente é utilizado em grandes empresas, mas a tendência é que as pequenas e médias empresas também adotem este serviço, visto que com o NOC o downtime (tempo de indisponibilidade) é reduzido quase ao zero com a implantação deste setor (serviço vendido por empresas de TI), com isso as empresas se tornam mais competitivas.
4. O que é SNMP? Qual o seu uso? SNMP: