Regras do Andebol
10º ano
2012/2013
Índice:
Introdução
História da modalidade
Andebol nos Jogos Olímpicos
Regras da modalidade
Gestos técnicos análise Conclusão
Bibliografia
Introdução
O Andebol é um desporto coletivo praticado por duas equipas, que são geralmente compostas por sete elementos, cada um guarda-redes e seis jogadores de campo em jogo, mais sete suplentes. Procura-se introduzir a bola na baliza adversária, jogando-a com as mãos.
O jogo realiza-se num campo retangular (cuja dimensão é de
40x20 metros), limitado por duas linhas laterais e duas linhas finais. Sobre cada uma das linhas de fundo, ao meio, estão colocadas as balizas. O tempo de jogo é disputado em dois meios tempos, com uma duração variável, consoante o escalão etário, com um intervalo de dez minutos.
História da modalidade
Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por mulheres e os primeiros jogos foram realizados nos arredores de Berlim. Os campos tinham 40 x 20 metros, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.
A primeira vez que o andebol foi disputado em Jogos
Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Andebol nos Jogos Olímpicos
O Andebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o desporto retomou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique.
O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de
1976 em Montreal.
Quadro Geral de Medalhas
Ordem País
1
URS União Soviética
4
1
1
6
2
YUG Iugoslávia
3
1
1
5
3
DEN