Andebol
2010/ 2011
Trabalho realizado por:
Filipe Soares nº15 10ºP
Índice:
Página 3 Introdução
Página 4 Caracterização do Andebol
Página 5 História do Andebol
Página 6Andebol nos Jogos Olímpicos
Página 7Andebol em Portugal
Página 8 Regras do Andebol
Página 9 Dimensão do Campo
Página 10 Conclusão
Página 11 Bibliografia
Introdução:
Neste trabalho vou fazer uma abordagem á prática desportiva do andebol, bem como a sua caracterização e a sua história ao longo dos anos até ser considerado prática olímpica e começando a fazer parte das modalidades praticadas nos respectivos Jogos Olímpicos.
Vou falar também de como surgiu esta modalidade em Portugal.
Espero que ao ler este trabalho, se consiga perceber um pouco da história do andebol.
Caracterização do Andebol:
O andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituído por sete jogadores mais cinco suplentes.
O campo de jogo é rectângular, limitado por duas linhas laterais e duas linhas de baliza, onde está colocada uma baliza.
O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela entre na nossa, respeitando as regras de jogo.
Um jogo de andebol consta de duas partes de 30 minutos e é dirigido por dois árbitros, auxiliados por um secretário e por um cronometrista.
Ganha a equipa que no fim do jogo, tenha obtido o maior número de golos.
História do Andebol:
O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores.
Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha