Andebol
Pag1 – Índice
Pag2 – Introdução
Pag3 – Historia e Identificação da modalidade
Pag4 - Objectivo
Pag5 – Regras da modalidade
Pag6 – Fundamentos técnicos e tácticos
Pag7 - Fundamentos técnicos e tácticos
Pag8 - Conclusão
Pag9 - Bibliografia
Introdução
Como o próprio nome indica, o andebol é um jogo praticado com as mãos.
Assemelha-se ao basquetebol em relação a movimentação de campo (passe, recepção e remate).
O objectivo do jogo é inserir a bola dentro da baliza adversária marcando assim mais golos.
O trabalho esta devidamente dividido por tópicos que podem ser visualizados no índice para assim facilitar a visualização deste.
História e Identificação da Modalidade
O andebol era um jogo muito divulgado na Alemanha, no século XIX.
Em 1920, Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, iniciou a prática do andebol de 11, mas praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, com a excepção que era jogado com as mãos. Nos países mais frios, por razões climáticas, este desporto era praticado no recinto coberto e com apenas 7 jogadores.
Após a Segunda Guerra Mundial, o andebol praticado com 11 elementos entro em decadência, enquanto que o andebol praticado com 7 elementos estava cada vez mais expandido.
O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É hoje um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial.
Objectivo
Mais uma vez comparando ao futebol, o andebol tem como objectivo marcar o maior número de golos, diferenciando-se no tempo de jogo em relação ao futebol, pois este e composto por 2 períodos de 30 minutos, separados entre si por um intervalo de 10 minutos.
A equipa que ao fim dos dois períodos de jogo obtiver mais números marcados na baliza adversaria ganha, eventualmente, o jogo.
Ao guarda-redes que se encontra colocado dentro da área de