Andebol
ANDEBOL
Índice
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
Origem
Campo, balizas e bola
Jogo
Regras
Gestos técnicos
Tática
Faltas
Castigos
Fontes de informação
ANDEBOL
1. Origem
O Andebol é um desporto coletivo criado em 1919, por um professor de Educação Física alemão chamado Karl Schelenz. Inicialmente era praticado na relva, num campo similar ao do futebol, por duas equipas de onze jogadores cada.
Em 1925, realizou-se a primeira partida internacional de andebol de onze, em 1934 tornou-se modalidade Olímpica e em 1938 disputou-se o primeiro campeonato do mundo.
O sucesso do Andebol a nível mundial deveu-se ao aparecimento do andebol de sete nos países nórdicos, onde, devido ao frio, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores. O andebol de sete chegou aos Jogos Olímpicos em 1972.
Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado em 1929 e de sete em 1949.
A crescente popularidade do andebol de sete levou à gradual extinção do andebol de onze, que desde há alguns anos deixou completamente de se praticar.
ANDEBOL
2. Campo, balizas e bola
O campo de Andebol é retangular, com 40 m x 20 m, e tem duas balizas nas linhas de fundo. Tem várias linhas chamadas de “9 metros”, “7 metros”, “4 metros, “ meiocampo” e “lateral”.
Existe também uma área de seis metros à frente da baliza que só pode ser pisada pelo guarda-redes. A baliza tem 3 m x 2 m.
A bola é esférica e, dependendo do escalão, tem entre 50 e 60 cm de perímetro e pesa entre 290 e 475 gr.
ANDEBOL
3. Jogo
Tem a duração de 60 minutos, divididos em 2 partes de 30 minutos cada. Existem tempos de paragem – Time Out – a pedido das equipas (1) ou determinados pelos árbitros.
É dirigido por dois árbitros com igual autoridade, assistidos por um cronometrista e um secretário. As equipas têm 12 jogadores, incluindo 2 guarda-redes, sendo 7 efetivos e 5 suplentes.
Não há limite para o número de substituições. Os suplentes podem entrar